Você está em: Início / Hálux Valgo (Joanetes)

Hálux Valgo (Joanetes)

O que é um joanete?
O joanete é um problema que pode se desenvolver devido ao hálux valgo, uma deformidade do pé. O termo "hálux valgo" é latim e significa uma viragem para fora (valgo) do dedão do pé (hálux). O osso que une o dedão ao primeiro metatarso, torna-se proeminente na região medial do pé. Este inchaço é o joanete e é composta de osso e tecido mole.

O que causa joanetes?
De longe, a causa mais comum de joanetes é o uso prolongado de sapatos de salto alto, geralmente sapatos com uma estreita caixa de dedos pois coloca os dedos dos pés numa posição não natural. Também pode ser causados por artrite ou poliomielite. A hereditariedade desempenha muitas vezes um papel na formação de joanete. Mas estas causas representam apenas uma pequena porcentagem. Um estudo da Sociedade Americana de Pé e Tornozelo descobriu que 88% das mulheres norte-americanas que são muito pequenas e 55%  têm joanetes. Não surpreendentemente, joanetes são nove vezes mais comum em mulheres do que homens.

Joanete pode ser prevenida?
Joanetes, muitas vezes, tornar-se doloroso se eles estão sujeitos a progredir. Mas nem todos progridem. Muitos problemas de joanete podem ser gerenciados sem cirurgia. Em geral, joanetes que não são dolorosas não precisam de correção cirúrgica. Por essa razão, cirurgiões ortopédicos não recomendam a cirurgia "preventiva" para joanetes que não provocam dor, com cuidados preventivos adequado, eles podem nunca se tornar um problema.

Joanete ( Hálux valgo) doloroso pode ser manejado com sucesso na maioria dos casos por mudanças de hábitos de calçados que se ajustam adequadamente e não comprimem os dedos.

Siga estes pontos gerais no uso dos sapatos:

  • Não escolher os sapatos pelo tamanho marcado dentro do sapato. Os tamanhos variam entre marcas de calçados e estilos. Julgar o sapato pela forma como ele se encaixa no seu pé.
  • Escolha um sapato que está de acordo tanto quanto possível à forma do seu pé.
  • Tenha os seus pés medidos regularmente. O tamanho de seus pés muda à medida que envelhecem.
  • Ter os dois pés medidos. A maioria das pessoas tem um pé maior que o outro.
  • Coloque no final do dia, quando os pés são os maiores.
  • Verifique se há espaço adequado ( 1,5 a 2 cm ) para o seu dedo mais longo ao final de cada sapato.
  • Certifique-se de que a porção anterior do pé se encaixa bem na parte mais larga da câmara anterior do sapato.
  • Não compre sapatos que se sinta muito apertado, esperando que "estiquem" para se adequar.
  • O calcanhar deve caber confortavelmente no sapato com uma quantidade mínima de derrapagem.
  • Caminhe no sapato para ter certeza que se encaixa e se sinta bem. (Sapato da moda pode ser confortável.)

Alguns sapatos podem ser modificados por esticar as áreas que colocam pressão sobre os dedos dos pés. Talas para reposicionar o dedão do pé e órteses (palmilhas especiais moldada para os pés) também podem aliviar a dor. Para joanetes causadas por artrite, os medicamentos podem ser prescritos para reduzir a dor e inchaço.

Joanete é a cirurgia para você?
Se o tratamento não cirúrgico falhar, você pode querer considerar a cirurgia. Muitos estudos encontraram que 85 a 90 por cento dos pacientes que se submetem à cirurgia de joanete estão satisfeitos com os resultados.Razões que podem se beneficiar da cirurgia de joanete geralmente incluem:

  • Dor no pé grave que limita suas atividades diárias, incluindo caminhadas e uso de sapatos razoáveis. Você pode achar que é difícil andar mais do que alguns blocos (mesmo em calçados esportivos), sem dor significativa.
  • Inflamação crônica dedo do pé e inchaço que não melhora com o repouso ou medicamentos.
  • Deformidade anterior do hálux ( grande dedo) do pé em direção aos dedos menores.
  • Rigidez e incapacidade para dobrar e esticar o dedo do pé.
  • A incapacidade de obter alívio da dor de medicamentos anti-inflamatórios. Sua eficácia em controle de dor varia muito de pessoa para pessoa.
  • Falha para melhorar substancialmente com outros tratamentos, como uma mudança em sapatos e anti-inflamatórios.

Ao explorar a cirurgia de joanete, estar ciente de que o chamado "simples" ou "mínimo" nos procedimentos cirúrgicos são muitas vezes inadequados.

"Soluções rápidas" que podem fazer mais mal do que bem. E cuidado com as promessas que a cirurgia pode lhe dar um pé "perfeito". O principal  objetivo da cirurgia é aliviar a  dor e corrigir a deformidade tanto quanto for realmente possível.